Igreja Santa Isabel da Hungria
A Igreja de Santa Isabel da Hungria começou a ser construída em 1868, logo após ter sido lançada sua pedra fundamental pela Princesa Santa Isabel, para cumprir uma promessa feita a essa santa que era de sua devoção. Em gratidão por ter alcançado a cura da infertilidade e ter concebido após o tratamento com as águas ferruginosas do Parque das Águas, determinou o início das obras.
O estilo arquitetônico da igreja é o neogótico. Estilo conhecido pelo revivalismo gótico, que pretendia recuperar as formas góticas da Idade Média, contrastando ao estilo predominante no período, o clássico. Inaugurada em 1897, possui um altar simples e feito em madeira trabalhada, que abriga a imagem de Santa Isabel da Hungria.
Foi tombada junto com seus pertences pelo instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA, em outubro de 1978 pelo decreto n.° 19.513, de 26 de outubro de 1978, e inscrito no Livro de Tombo n.° III — Histórico, das Obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.
Ao lado da Igreja, encontra-se um busto em homenagem à Princesa Isabel, inaugurado em 2017, com a presença de seu bisneto, Dom Antônio de Orléans e Bragança.
Endereço: Rua Princesa Isabel, 92
Horário de Visitação:
Voltar para Uma Luz na História (Autoguiado) :: Página Inicial