Hospital Casa de Caridade São Vicente de Paulo
A Casa de Caridade de São Vicente de Paulo teve seu início com a ação de Monsenhor João de Deus, que foi responsável pela fundação do Asilo de São Vicente de Paulo, em 1907, construído na Rua Major Penha. Nessa casa de cura trabalharam os médicos, Viotti e Ernout e também as primeiras enfermeiras da cidade: Plácida Maria de Jesus e Maria Joana, que foram consideradas na época pessoas ”muito caridosas e de grande dedicação aos desamparados”.
Em 9 de abril de 1926, o asilo foi transferido para atrás da Igreja de Santa Isabel da Hungria e logo em seguida foi construído o Hospital anexo à Casa de São Vicente de Paulo. Nesse momento Monsenhor João de Deus contratou as filhas de Sant ‘Anna para trabalhar no novo hospital. As primeiras freiras que chegaram foram: as irmãs Evangilini Danini, madre superiora, e Luigina Brícola e RaymundaMillani, dedicando suas vidas aos enfermos naCasa de Caridade. A irmã RaymundaMillani nasceu na cidade italiana de Vazanchello e faleceu em Caxambu no dia 29 de julho de 1954, ou seja, há mais de 60 anos.
As atividades do Hospital São Vicente de Paulo tiveram início no ano de 1927, anexo à Casa Zeladora das Irmãs de Santana
Houve o retorno das atividades do Hospital Casa de Caridade de São Vicente de Paulo no dia 19 de julho de 2014 e há pouco tempo, a revitalização de serviços médicos e hospitalares, coordenadas pela Associação – ACAPS.
Localização: R. Monsenhor João de Deus, 92
Voltar para Uma Luz na História (Autoguiado) :: Página Inicial