Antigo Hotel Dom Pedro
Foi construído no início da década de 1940, pela Empresa de Águas de Caxambu, nesse momento a companhia adquiriu o Hotel Caxambu e junto às reformas transformou esse espaço que era de pequenas casas em o Anexo Caxambu, local para receber turistas e visitantes que vinham se tratar com as águas minerais ou simplesmente passear na cidade.
Os diretores da Empresa de Águas de Caxambu, eram Caio da Gama Cruz e Cylio da Gama Cruz responsáveis pela administração dos hotéis e do Parque até 1973, quando a empresa foi incorporada pela Hidrominas, o Hotel Caxambu foi vendido em 1975 e o Anexo Caxambu ainda na década de 70 foi transformado em Hotel Dom Pedro.
O prédio do hotel ainda hoje é propriedade da família Gama Cruz, que funcionou até 2000, quando suas atividades foram paralisadas e o prédio alugado para a prefeitura municipal de caxambu.
Um destaque do edifício são os vitrais e sua arquitetura artdecó. Os vitrais constituem um conjunto de três peças executados com a técnica Tiffany (vidro e fita de cobre). Essa técnica foi utilizada pela primeira vez, no final do século XIX, pelo design Louis Comfort Tiffany, na confecção dos abajures Tiffany.
O vitral possui um desenho central com motivos bucólicos e cisnes em um lago e com uma fonte e flores ao lado e montanhas ao fundo. Ao lado desse vitral encontram-se outros dois com formas poligonais coloridas, com um vidro central contendo a insígnia do império. Os vitrais apresentam vasta gama de cores que colorem a peça.
O edifício possui dois pavimentos, o superior onde está instalada a prefeitura e inferior onde se dispões distintas lojas e um cinema que acompanha o mesmo estilo arquitetônico.
Localização: Praça 16 de Setembro, 24
Voltar para Uma Luz na História (Autoguiado) :: Página Inicial