A cidade de Caxambu foi fundada a partir das suas maravilhosas águas minerais, acompanhando o velho ditado romano, acquae condunt urbes, as águas fundam cidades. As águas minerais brotam em seu território, especialmente no Parque das águas Lysandro Carneiro Guimarães, onde encontramos a maior diversidade de águas do mundo.
Nesta agradável estância hidromineral é possível encontrar águas puras e medicinais, que jorram de 12 diferentes fontes, instaladas em belíssimos fontanários do período imperial, propiciando saúde e bem-estar ao visitante.
As 12 Fontes
Dom Pedro
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, fluoretada e radioativa. Indicada para problemas digestivos; dispepsia e digestões lentas, purifica o sistema hepato-renal. Não recomendada para gastrite.
Dona Leopoldina
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, sódica e fluoretada. Normaliza as funções gastrointestinais e hepatobiliares.
D. Isabel / Conde D’Eu
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e ferruginosa. Indicada como tônico geral, com ação anti-anêmica.
Duque de Saxe
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e sulfurosa. Indicada para o fígado e vesícula biliar; laxativa. Antisséptica e desintoxicante do aparelho digestivo. O gás sulfídrico é indicado para o aparelho respiratório.
Beleza
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e ferruginosa. Rica em sais minerais, é um grande tônico para o organismo. Possui efeito calmante, hidratante e nutritivo para a pele. Indicada para problemas alérgicos.
Viotti
Água mineral carbogasosa, ferruginosa, fluoretada e radioativa. Possui efeito diurético e depurativo; é utilizada para dissolver cálculos renais.
Venâncio
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada e radioativa. Indicada para hipertensão arterial. No passado foi utilizada em banhos carbogasosos.
Mayrink nº 1
Água mineral carbogasosa e radioativa. Utilizada para gargarejos. É anti-séptica e anti-inflamatória.
Mayrink nº 2
Água mineral carbogasosa, fluoretada e radioativa. Indicada para irritação nos olhos.
Mayrink nº 3
Água mineral carbogasosa, fluoretada e radioativa. Utilizada no engarrafamento, em diferentes banhos do balneário e nas piscinas.
Ernestina Guedes
Água mineral carbogasosa, bicarbonatada, cálcica, magnesiana, fluoretada, ferruginosa e radioativa. Indicada para doenças dermatológicas.
Gêiser Floriano de Lemos
É um tipo de água mineral com erupções periódicas e jatos de até 5 metros, devido a pressões de gases (gás carbônico) existentes na mesma. Não é um verdadeiro gêiser geotermal, cujas temperaturas são elevadas; esta variante é denominada gêiser de água fria (27º C).