Hotel Caxambu
Em torno do Parque das Águas ia crescendo o complexo de hotéis das Águas Santas de Baependy. Em 1884, Evaristo Nogueira Sá fundou o Hotel Caxambu na Rua Major Penha, construção que existe preservada no mesmo local. Teve característica inovadora uma vez que água encanada e luz elétrica nas dependências eram pouco comuns naquele momento histórico. O estilo arquitetônico utilizado foi o eclético, comum no período, com traços da arquitetura clássica, gótica, barroca e neoclássica.
Em 1924 o Hotel foi vendido para Antônio Marques da Costa e Joaquim Teixeira de Andrade e, logo após, em 1928, a José Augusto Rezende. Em 1940 o hotel foi adquirido pela Empresa das Águas de Caxambu que o administrou até 1975, e o vendeu para família de Chalem Gadbem, que a partir de então preocupou-se com a restauração e manutenção da arquitetura e paisagismo do prédio que compõe importante patrimônio cultural do município. Desse modo a modernização do hotel para os parâmetros dos séculos XX e XXI, não comprometeram o patrimônio material.
Hoje o Hotel Caxambu é um prédio histórico bem conservado que permanece com suas características originais, possibilitando ao visitante uma viagem no tempo, revisitando nossa história.
Endereço: Rua Major Penha, 145 – Centro
Voltar para Uma Luz na História (Autoguiado) :: Página Inicial