Bar do Paulão
O casarão onde está instalado o Bar do Paulão foi construído em 1939, pelo proprietário Pergentino Balbe com trabalho do construtor Brás Gorgone, seu cunhado.
A edificação sempre foi utilizada para fins comerciais, a princípio uma venda mantida pelo proprietário na frente do imóvel. Residia com sua ampla família na parte de trás da casa.
Em 1975 o imóvel foi comprado por João Luís Nogueira, que manteve a venda e também abriu um bar: o bar do “Sô João do Retiro”. Em 1990 e 1992 o casal faleceu e deixou a casa para sua única filha, Maria de Fátima, seu marido, Francisco Rodrigues Vieira, fechou a venda, mas manteve o bar e suas características originais das estantes e balcão da venda de Pergentino, mas o renomeou para Bar do Paulão.
A edificação é de estilo eclético construída com tijolos maciços em cerâmica, com um pavimento. O acesso à residência é pelo lado esquerdo e do bar pelo lado direito. A fachada frontal tem cinco vãos, sendo três destinadas ao bar. A casa possui sala, dois quartos, banheiro e cozinha/copa e área de serviço e um quintal.
O patrimônio histórico preservado atrai muitos frequentadores que vivenciam uma experiência de volta ao passado enquanto podem desfrutar da gastronomia tipicamente mineira.
Localização: R. João Pinheiro,567
Horário de funcionamento: sexta e sábado a partir das 18:00 h
Voltar para Uma Luz na História (Autoguiado) :: Página Inicial